DESCRIÇÃO
Tenori Amici em “Amore", CD reúne repertório clássico e popular
Radicado em Viena, Áustria, o grupo tem como característica a união de três grandes vozes, três amantes da música clássica, que se reuniram para mostrar que além do repertório lírico, é possível ser crossover, sem perder o senso de humor e a musicalidade que os une.
Formado pelo brasileiro MAX WILSON, o russo ALI MAGOMEDOV e o iraniano ARA KARAPETIAN, o Tenori Amici nasceu quando os três tenores decidiram fazer um show juntos. A ideia inicial era fazer um espetáculo tradicional, mas em função da estreita amizade entre eles e de suas personalidades bem-humoradas, os três resolveram incluir canções populares no repertório, como “Besame mucho” e “Hino ao amor”, além de passagens divertidas. Nascia o estilo único do Tenori Amici , que faz de suas performances sucesso em todo mundo, acrescentando toques teatrais, medleys surpreendentes, óperas, músicas pop e muito mais.
Sobre os integrantes do TENORI AMICI
ARA KARAPETIAN: Nasceu em Tehrân, no Iran. Estudou inicialmente no país de origem e tem vasta experiência como solista na AMERICAN CHURCH, de 2007 a 2012. Seguiu como solista em inúmeras óperas em Viena, como A FLAUTA MÁGICA e DON GIOVANNI entre outros. Ara, de voz possante, se apresenta por toda Europa, sempre como protagonista, ou em grandes concertos.
ALI MAGOMEDOV: Nascido na Rússia, também se apresenta em concertos na terra Natal e por toda Europa. É vencedor de inúmeras competições pelo mundo, com grandes papéis em óperas, como CARMEN de BIZET, onde foi DON JOSE; UN BALLO IN MASCHERA, como RICARDO e TOSCA, no papel de MARIO CAVARODOSSI, entre outras.
MAX WILSON: Brasileiro, nascido em São Paulo e criado no Rio de Janeiro, filho do produtor Guto Graça Mello e da cantora Sylvia Massari, estudou com grandes professores no Brasil desde muito cedo e completou seus estudos em Viena. Tem se apresentado em grandes concertos, na Rússia, Viena e Itália, além do Brasil. Foi protagonista no lançamento da ópera PHEDRA e HIPPOLYTUS, do compositor americano, CHRISTOPHER PARK, numa produção de Fernando Bicudo. Foi NEMORINO em ELISIR D' AMORE em Viena, em 2015, e solista de várias orquestras Vienenses, como THE VIENNENSE IMPERIAL ORQUESTRA.
Repertório:
MAMMA (Mamma son tanto felice) – Canção popular italiana composta em 1940 por Cesare Andrea Bixio, com letra de Bixio Cherubini. Foi gravada pelo trio completo com adaptação do maestro Tutuca Borba, inspirado na gravação de Luciano Pavarotti.
BESAME MUCHO – De Consuelo Velázquez, composto em 1940, o bolero foi regravado inúmeras vezes, até mesmo pelos BEATLES. O arranjo é também do Maestro Tutuca Borba, um dos arranjadores do Roberto Carlos.
PRIMADONA – Única canção inédita do álbum, composta por Guto Graça Mello e Sylvia Massari, é uma homenagem ao filho do casal, Max Wilson, um dos componentes do grupo. Também interpretada pelo Grupo completo.
CORE’NGRATO – Canção napolitana de autoria de SALVATORE CARDILLO, gravada por praticamente todos os grandes tenores, desde o grande Enrico Caruso até Plácido Domingo. Quem canta é ALI MAGOMEDOV.
SMILE – Composta por Charles Chaplin em 1936 para o filme TEMPOS MODERNOS. A gravação foi feita a partir do piano executado pelo pianista brasileiro João Carlos Assis Brasil, com arranjo de cordas do maestro Tutuca Borba.
IF I LOVED YOU – De RICHARD RODGERS, é tema do musical CARROSSEL e cantada por Max Wilson, acompanhado pelo piano de João Carlos Assis Brasil.
MUSICA PROIBITA – De STANISLAO GASTALDON – Interpretada pelo tenor ARA KARAPETIAN, foi cantada por todos os grandes tenores do passado, como Mario del Monaco e Franco Corelli. Nos dias de hoje, pelo dueto de Andrea Bocelli e a soprano Angela Gheorghiu.
NESSUN DORMA – Aria da ópera TURANDOT de PUCCINI, cantada por ALI MAGOMEDOV. Nessun Dorma ficou imortalizada na voz de Luciano Pavarotti, virou hit e hoje é conhecida mundialmente pelo grande público.
SO IN LOVE – Clássico de Cole Porter do Musical “Kiss Me, Kate”, cantada por Max Wilson, acompanhado pelo piano de João Carlos Assis Brasil.
DONNA NON VIDI MAI - Aria da ópera Manon Lescaut, de GIACOMO PUCCUNI, cantada por ARA KARAPETIAN.
O SOLE MIO – Composta em 1898 por Capurro e Di Capua, uma das mais famosas canções napolitanas. Foi cantada por praticamente todos os grandes tenores, desde o grande Enrico Caruso.
FAIXAS
01. MAMMA
Intérprete: Tenori Amici
Autoria: Cesare Andrea Bixio
Editora: Peermusic
02. BESAME MUCHO
Intérprete: Tenori Amici
Autoria: Consuelo Velázquez
Editora: Irmãos Vitale
03. PRIMADONA
Intérprete: Tenori Amici
Autoria: Guto Graça Mello / Sylvia Massari
Editora: Direto
04. CORE'NGRATO
Intérprete: Ali Magomedov
Autoria: Salvatore Cardillo / Riccardo Cordiferro / José Carreras
Editora: BMG Brazil Ltda (Abramus)
05. SMILE
Intérprete: Tenori Amici
Autoria: Charles Chaplin / Geoffrey Claremont Parson / James John Turner
Editora: Bourne Music (Peermusic)
06. IF I LOVED YOU
Intérprete: Max Wilson
Autoria: Richard Rodgers / Oscar Hammerstein II
Editora: Williamson Music (Som Livre)
07. MÚSICA PROIBITA
Intérprete: Ara Karapetian
Autoria: Stanislao Gastaldon
Editora: SIAE (UBC)
08. NESSUN DORMA
Intérprete: Ali Magomedov
Autoria: Giacomo Puccini
Editora: SIAE (UBC)
09. SO IN LOVE
Intérprete: Max Wilson
Autoria: Cole Porter
Editora: Warner Chappell
10. DONNA NON VIDI MAI (DES GRIEUX)
Intérprete: Ara Karapetian
Autoria: Giacomo Puccini
Editora: EMI Songs (Sony/Atv)
11. O SOLE MIO
Intérprete: Tenori Amici
Autoria: Capurro / Di Capua
Editora: SIAE (UBC) / Universal MGB