DESCRIÇÃO
Retomando uma parceria com a Biscoito Fino (gravadora pelas quais o Casuarina lançou seus dois primeiros álbuns), nas 12 faixas de + 100, o grupo apresenta um repertório tão diversificado quanto rico, bem costurado e amarrado, dando voz a craques veteranos, como Ivor Lancellotti e Roque Ferreira, e, principalmente, a uma safra fresquíssima de novos e talentosos compositores.
Com isso, ao criar um amplo painel com boas variações de estilo dentro do próprio samba, consegue soar emotivo e dançante, complexo e panorâmico, direto e comunicativo, mas sem cair no piegas. Nesse mosaico, há espaço para a dolência de “Tempo Bom na Maré” (Ivor Lancellotti e Roque Ferreira) – ao bom estilo dos sambas de Wilson das Neves -, “Um Samba de Saudade” (Chico Alves e Toninho Geraes) e “Marejando” (Claudemir, Mario, Rafael, Marcio e Samuel) – com aberturas de vozes e, mais, com a cadência que lembra sambas de amor tornados clássicos na voz de Zeca Pagodinho. Há espaço também para o balanço e a batucada de “Trago no Meu Pandeiro” (Rogê, Marcelinho Moreira e Fadico), remetendo à influência inescapável do Fundo de Quintal, com destaque para o banjo e para o violão tenor, tão bem tocado naqueles discos de outrora pelo mestre Zé Menezes. Cabe também a levada amaxixada/forrozeada de “Recordação” (André da Mata e Raul DiCaprio), a ancestralidade de “Falangeiro de Ogum” (Leandro Fregonesi e Raul DiCaprio) e de “Vovó Desata Esse Nó” (Pedrinho da Porteira e Mafram do Maracanã) e as divisões rítmicas interessantes de “Olhos da Lembrança” (Alaan Monteiro e Wanderley Monteiro).
Como se o caldeirão do Casuarina já não estivesse extremamente bem temperado, convidados especiais ainda adicionam sua opinião, seu molho, sua personalidade. Além de sambistas de primeira linhagem como Martinho da Vila, em “Tempo Bom”, e Leci Brandão, em “Herança de Partideiro” (de Hamilton Fofão e Ivani Ramos, na linha de expoentes como Aniceto e Candeia, autor do antológico “Testamento de Partideiro”), o disco também conta com nomes que não são essencialmente ligados ao universo do samba, como Criolo, em “Quero Mais Um Samba” (Raul Sampaio e Rogério Bicudo), e Geraldo Azevedo, em “Embira” (Cadé e Raul DiCaprio), com sua singular combinação de lirismo e expressividade.
Para quem ainda duvida da força e da perenidade do samba, ouça discos atuais como +100, do Casuarina, e os preparativos para a festa de bicentenário do gênero mais brasileiro que há já estão esperançosamente garantidos.
FAIXAS
01. TRAGO NO MEU PANDEIRO
Intérprete: Casuarina
Autoria: Rogê / Marcelinho Moreira / Fadico
Editora: Muito Amor e Música (Sony/ATV) / Sony/ATV / Direto
02. TEMPO BOM NA MARÉ
Intérprete: Casuarina e Martinho da Vila
Autoria: Roque Ferreira / Ivor Lancellotti
Editora: Universal MGB
03. ETA LE LÊ
Intérprete: Casuarina
Autoria: Claudemir / Serginho Meriti
Editora: Universal MGB / Direto
04. RECORDAÇÃO
Intérprete: Casuarina
Autoria: Raul DiCaprio / André da Mata
Editora: Direto / Direto
05. EMBIRA
Intérprete: Casuarina e Geraldo Azevedo
Autoria: Raul DiCaprio / Cadé
Editora: Direto / Direto
06. UM SAMBA DE SAUDADE
Intérprete: Casuarina
Autoria: Chico Alves / Toninho Geraes
Editora: Direto / Sony/Atv
07. FALANGEIRO DE OGUM
Intérprete: Casuarina
Autoria: Raul DiCaprio / Leandro Fregonesi
Editora: Direto / FRG CULTURAL (Som Livre Edições Musicais)
08. HERANÇA DE PARTIDEIRO
Intérprete: Casuarina e Leci Brandão
Autoria: Hamilton Fofão / Ivani Ramos
Editora: Cedro Rosa
09. VOVÓ DESATA ESSE NÓ
Intérprete: Casuarina
Autoria: Pedrinho da Porteira / Mafram do Maracanã
Editora: Direto / Direto
10. MAREJANDO
Intérprete: Casuarina
Autoria: Claudemir/ Rafael Delgado /Marcio Alexandre / Mário Cleide / Samuel Permino
Editora: Universal MGB / Show e Cia / Som Livre Edições Musicais / Direto
11. OLHOS DA LEMBRANÇA
Intérprete: Casuarina
Autoria: Alaan Monteiro / Wanderley Monteiro
Editora: Direto / Direto
12. QUERO MAIS UM SAMBA
Intérprete: Casuarina e Criolo
Autoria: Raul Sampaio / Rogério Bicudo
Editora: Euterpe / Direto