CD - Zé Renato - Quando a Noite Vem

CD - Zé Renato - Quando a Noite Vem

Marca: Zé RenatoModelo:Quando a Noite Vem Lançado em: 10/03/2023

Simulador de Frete
- Calcular frete

DESCRIÇÃO

 

 

          O disco de intérprete que grande parte dos cantautores grava, em determinados momentos de suas trajetórias, sempre nos reserva surpresas. Em Quando A Noite Vem, seu 18º álbum solo, Zé Renato apresenta um trabalho no qual celebra lembranças, histórias, referências, influências, convergências e parcerias — um reencontro dele com ele mesmo. Num tom confessional, o próprio cantor, músico, compositor, arranjador e fundador de um dos mais importantes grupos vocais da MPB, revela: “Uma boa parte deste disco está ligada à minha memória afetiva, da infância à adolescência. É desafiador cantar essas canções — você lembra de todo mundo que já cantou, do impacto emocional delas, na vida da gente”.

          As rotas percorridas neste processo criativo levaram Zé Renato navegar por mares nunca antes navegados em sua discografia: “Não por acaso, a primeira faixa do álbum é “I Can't Stop Loving You”, lançada no Brasil nos primórdios dos anos 60, quando eu tinha uns sete anos. Nessa época, havia uma mania de fazer mímica de músicas de sucesso e eu me lembro de fazer isso em casa: colocava óculos escuros e botava o disco do Ray Charles pra tocar. Eu era tímido, mas já tinha um lado meio exibicionista. Fui passar férias em Vitória (ES) e lá participei de um programa de TV, fazendo esse número de mímica”, relembra.

          Na verdade, era para ser um disco diferente. Zé Renato e a atriz, diretora e produtora Patrícia Pillar tinham outros planos: “Eu e Patrícia desejávamos fazer alguma coisa juntos há um bom tempo. A primeira ideia que a gente teve foi produzir um álbum com temas de trilhas sonoras de filmes. A canção de Arrivederci Roma, incluída em Quando A Noite Vem, já estava nesse repertório", esclarece. O projeto sobre trilhas de cinema acabou dando origem a outro: “Fizemos uma playlist colaborativa e fomos colocando canções. E algumas delas já apontavam para o romantismo", acrescenta. O repertório, elaborado a quatro mãos, transformou-se num manancial de ideias de onde surgiu um olhar original e diversificado sobre a música pop romântica. E de quebra, também pontuou momentos marcantes da vida de Zé Renato.

          As nove canções do álbum espelham as várias faces do universo particular de Zé Renato. “A melodia me leva por caminhos que eu não imaginava que existissem, é sempre uma viagem”. Estão presentes nessa viagem releituras para grandes clássicos, como “I can't stop loving you”, “Encantado”(versão para “Nature Boy”), “Esta tarde vi llover”, “Arrivederci Roma”, “Nenhuma dor”, “O seu olhar não mente”, “Bom dia tristeza”, “Cantiga de quem está só” e “Suave é a noite”, repertório cuidadosamente selecionado por Zé Renato e Patrícia Pillar, que assume a direção artística do disco. Patrícia tratou a interpretação e o texto como matérias primas, cuidando da intensão e da emissão de cada palavra cantada por Zé Renato. Elegância, sensibilidade e beleza são algumas das qualidades que essa interação trouxe às interpretações.

          O rigor do tratamento dado à performance vocal estende-se pelos arranjos, instrumentação e orquestração do disco, preservando sua unidade estética. As sessões de gravação aconteceram numa atmosfera de espontaneidade, típica dos night clubs de jazz das décadas de 40 e 50. Para a empreitada, um time de craques foi convocado: Cristovão Bastos (pianos e arranjo), Dori Caymmi (violão e arranjo), Jaques Morelenbaum (violoncelo e arranjo), Jorge Helder (baixo), Marcelo Costa (bateria), Carlos Malta (flauta), Pedro Sá (guitarra), Ricardo Pontes (sax alto), Dirceu Leite (flauta), Rui Alvim (clarinete), Aquiles Moraes (trompete e flughelhorn) e Vanessa Rodrigues (orgão Hammond). Completam o time a cantora Céu, Nonato Lima e Mauro Refosco (voz, acordeom e, percussão, respectivamente, em “O Seu Olhar Não Mente”); Bernardo Couto (guitarra portuguesa em “Encantado”) e a St Petersburg Studio Orchestra (“Esta Tarde Vi Llover”), com direção de Kleber Augusto.

          Lançado após mais de dois anos de confinamento e ausência de shows, Quando A Noite Vem pode ser ouvido como um recomeço, uma retomada, um álbum que nos estimula a deixar para trás nossos demônios e reencontrar nossos anjos. O grande Vinicius de Moraes, presente neste trabalho com o poema “Bom Dia Tristeza”, sempre dizia que a vida é a arte do encontro. Poderia ser a do reencontro também? Certamente.

Charles Gavin, abril de 2022

 

FAIXAS

01. I CAN'T STOP LOVING YOU
Intérprete: Zé Renato
Autoria: Don Gibson
Editora: Sony ATV

02. SUAVE É A NOITE (TENDER IS THE NIGHT)
Intérprete: Zé Renato
Autoria: Sammy Fain / Paul Francis Webster - Versão: Nazareno de Brito
Editora: Peermusic do Brasil

03. BOM DIA TRISTEZA
Intérprete: Zé Renato
Autoria: Adoniran Barbosa / Vinicius de Moraes
Editora: Fermata do Brasil

04. SEU OLHAR NÃO MENTE
Intérprete: Zé Renato e Céu
Autoria: Nanado Alves / Ilmar Cavalcanti
Editora: Lumi Art. Produções

05. ENCANTADO (NATURE BOY)
Intérprete: Zé Renato
Autoria: Eden Ahbez - Versão: Caetano Veloso
Editora: Edwin H. Morris & Co. Inc. / Chappell Morris Ltd Representado por Warner Chappell

06. ESTA TARDE VI LLOVER
Intérprete: Zé Renato
Autoria: Armando Manzareno
Editora: Universal Music Publishing

07. CANTIGA DE QUEM ESTÁ SÓ
Intérprete: Zé Renato
Autoria: Evaldo Gouveia / Jair Amorim
Editora: Fermata do Brasil

08. ARRIVEDERCI ROMA
Intérprete: Zé Renato
Autoria: Pietro Garinei / Renato Ranucci / Sandro Giovannini
Editora: EMI Music Publishing / Sony Music Publ.

09. NENHUMA DOR
Intérprete: Zé Renato
Autoria: Caetano Veloso / Torcuato Neto
Editora: Uns Produções (Warner Chappell) / Corisco (Arlequim)

1 CD em Digipack

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    TOPO