Pedro Miranda - Capivara do Brasil

Pedro Miranda - Capivara do Brasil

Marca: Pedro MirandaModelo:Capivara do Brasil Lançado em: 10/02/2023

- Somente nas Plataformas Digitais -

DESCRIÇÃO

 

 

Pedro Miranda lança marchinha de carnaval

Capivara do Brasil, parceria com o poeta Chacal


          Esquentando os tamborins para o Carnaval, o cantor e compositor Pedro Miranda lança no dia 12 de fevereiro, no seu tradicional ensaio aberto de voz e violão no Parque da Cidade, Capivara do Brasil, composta em parceria com Chacal. O single, disponível no dia 10 de fevereiro em todos aplicativos, é o primeiro de uma série que irá integrar o álbum Atlântica Senhora, a ser lançado pela gravadora Biscoito Fino no final do ano.

          A marchinha inédita conta com a produção musical e o arranjo de Luís Filipe de Lima, que também gravou o violão. As guitarras de Pedro Sá, o baixo de Kassin e a bateria de Domenico Lancellotti, essencialmente um Power trio de rock, evocam ao mesmo tempo o Carnaval e suas tradições, e a atmosfera transgressora das noites do CEP 20.000, lideradas por Chacal nos anos 90. Junto a isso, um coro infantil formado pelos filhos de Pedro e amigos traz leveza à faixa e evidencia a brincadeira que é o Carnaval brasileiro.

          A parceria com Chacal é fruto dos ensaios abertos que Pedro promove regularmente desde setembro de 2021 no pátio do Museu Histórico da Cidade, no Parque da Cidade, na Gávea. Quando começou a frequentar os ensaios, o poeta havia acabado de lançar o livro Brotou Capivara (Zazie, 2021), inspirado em seus encontros com as Capivaras no Jardim Botânico.

          O evento reúne há mais de 1 ano centenas de pessoas, debaixo de sol ou chuva, além dos amigos, como Moacyr Luz, Zé Renato, Teresa Cristina, Bem Gil, Moreno Veloso, Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti e o próprio Chacal. "virou missa de domingo. rezada pelo reverendo Pedro Miranda. lá no parque da cidade. os sambas, as crianças e seus pais que gostam de samba, as árvores, o casario. ali se reza uma missa sem santo embora haja tanto anjo pela vida", postou o poeta no Instagram.

          Os ensaios abertos marcaram a reabertura da cena cultural da cidade pós-pandemia, além de terem inaugurado um novo momento na trajetória artística do músico, que pela primeira vez em 25 anos de carreira se apresentava sozinho, acompanhado apenas do seu violão.

          "Capivaras somos nós, cariocas, que insistimos em viver nessa cidade apesar de todas as mazelas, e ainda chamá-la de maravilhosa. Um povo que vai se alternando entre o mar e a terra, se adaptando ao meio, dançando conforme música, resistindo como pode", comenta Pedro.

          Era tanta vontade de pular carnaval em 2022, que a marchinha até inspirou a criação do "Grêmio Recreativo Lítero-Musical Anfíbio Unidos da Capivara". O pequeno bloco chegou a desfilar no Parque durante os ensaios e ganhou até estandarte, confeccionado pelas artistas plásticas Paula Dagger e Maria Mazzillo, que também assinam a capa do single.

          Ao longo do ano, o músico irá lançar uma série de singles, compondo seu novo álbum, que traz uma mensagem de esperança, de voltar a vida, de estreitar a relação com a natureza. A faixa título, Atlântica Senhora, feita em parceria com Cristóvão Bastos, é uma homenagem à Mata Atlântica, inspirada pela natureza exuberante, cenário dos ensaios abertos no Parque. No repertório, parcerias também com Domenico Lancellotti, Zé Renato, e regravações de canções como Nada de Novo (Paulinho da Viola) e Pede Bis (Cézar Mendes e Arnaldo Antunes).

          Destaque também para a cantiga Filha da Caça, de autoria de Cátia do Acarajé, que participa da faixa com Pedro. "D. Cátia bota a barraca de acarajé nos ensaios aos domingos e volta e meia dá uma canja. É impressionante a sua força cantando, o povo fica doido, ela rouba a cena!", conta, entusiasmado, o músico. E completa: "O disco novo traz, além de uma mensagem de esperança, as amizades que nasceram ali nos ensaios. Muito bom trazer os parceiros para o disco e para esse guarda-chuva mágico regenerativo que o Parque se tornou para mim e para todos que frequentam a nossa gira dominical."

 

FAIXAS

01. CAPIVARA DO BRASIL
Intérprete: Pedro Miranda
Autoria: Pedro Miranda e Chacal
Editora: Da Gávea para o Mundo Produções Artísticas / Direto

Não há o produto físico, somente nas plataformas digitais

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.


    TOPO