Natascha Falcão - Ave Mulher
Marca: Natascha FalcãoModelo:Ave Mulher Lançado em: 03/03/2023
DESCRIÇÃO
DESDE 2019, NATASCHA FALCÃO VEM GESTANDO O SONHO DE GRAVAR SEU PRIMEIRO ÁLBUM COMPLETO.
AVE MULHER SERÁ LANÇADO COM A PRODUÇÃO MUSICAL DE BETO LEMOS E CARLOS DO COMPLEXO.
O TRABALHO, QUE É MAIS DO QUE UMA COLETÂNEA DE SINGLES, TRAZ NO SEU DNA A LENDA DA AVE MULHER...
UM SÍMBOLO, UM ARQUÉTIPO FEMININO, UM ANIMAL DE PODER.
NATASCHA, MULTIARTISTA QUE VEM DO TEATRO, TRANSFORMA TUDO EM HISTÓRIA.
MARCADO POR SUA PERSONALIDADE, QUE MISTURA O CLÁSSICO REGIONAL AO POP CONTEMPORÂNEO, CONTEMPLA O POTENCIAL AUTORAL DE UMA ARTISTA GENUINAMENTE BRASILEIRA, QUE MESMO DIANTE DAS ADVERSIDADES E DA PANDEMIA, SEGUE CONSCIENTE DO SEU PAPEL EM FAZER ARTE E ENTRETENIMENTO.
UMA HOMENAGEM À MÚSICA PERNAMBUCANA E NORDESTINA, QUE SEMPRE JUNTOU INVENTIVIDADE E TRADIÇÃO.
A LENDA AVE MULHER
No agreste de Pernambuco, em Belo Jardim, existia uma mulher que havia nascido de um ovo. Ela era filha de uma ave vermelha mágica, chamada Psione, com um pescador e poeta. Mulher cantante, exótica, misteriosa e apaixonante, com cabelos cor de fogo, muitas roupas e uma pena vermelha e branca no pescoço. Os curiosos diziam que tinha olhos vermelhos; outros diziam que era uma ave com rosto de mulher. Um dia, perseguida por ser quem ela era, resolveu fugir de Belo Jardim para Recife. E sumiu.
Essa história desperta até hoje a atenção das pessoas que seguiram para Recife atrás de pistas sobre ela. Lá, contam a história de uma mulher que cantava a cada noite num bar diferente; se apaixonava todo dia, e no bar do dia seguinte, cantava a música da noite anterior. Sempre uma nova história; umas boas, outras nem tanto. Certa vez, um homem entra no bar, aponta uma espingarda para sua barriga e aperta o gatilho. Ela, dada como morta, reaparece dias depois. Só que agora, com cabeça e peito de mulher, e corpo de ave.
Por muito tempo, essa história foi vista como amaldiçoada. Mas nos anos 90, foi ressignificada e passou a ser vista como símbolo de abundância, entrega e alegria. Ave Mulher é, também, uma reza e uma bênção. Um grito e um avôo que se seguem, um atrás do outro, prenunciando seu destino.
A arte de contar histórias é uma prática muito antiga, e começa justamente com a história da humanidade, com a comunicação através de gestos e da oralidade. Possui uma função social, pois transmite relatos de acontecimentos explicáveis e também aqueles sem explicação lógica. A hermenêutica com que o homem traduziu seus conhecimentos, fez emergir diversos mitos e lendas para atribuir veracidade aos fatos sem explicação, conduzir saberes e interpretar situações cotidianas. Tornaram-se parte do imaginário de uma comunidade, colaborando para a construção da identidade de um povo. As lendas e mitos são formas de mostrar e evidenciar o pensamento de uma sociedade.
Essa foi a premissa que fez a artista multimídia Natascha Falcão criar e idealizar seu novo trabalho. O álbum “Ave Mulher” é um projeto ambicioso e inovador que traz um repertório de alma dupla: popular e pop, regional e experimental na essência. Com produção musical de Beto Lemos e Carlos do Complexo, artistas conceituados da cena musical brasileira, acena para o mainstream. Além da inventividade artística, fomenta novas simbologias com a criação de uma narrativa que mistura fantasia e realidade para expressar um arquétipo feminino contemporâneo. Dessa forma, numa evocação poética, musical e visual, fala de mistério, liberdade, força, vulnerabilidade e empoeiramento.
Numa época onde os singles e a velocidade do streaming imperam sobre o mercado musical, lançar um álbum completo, visual, cheio de camadas criativas, de uma mulher e artista independente, possibilita um encontro de linguagem frutífero e gera um legado palpável, material, imaterial e de grande alcance. Uma fenda necessária à atual ordem das coisas.
Recentemente, em Março de 2021, Natascha apresentou um preview do disco e do show no MIMO Festival, sucesso de público e crítica, gerando curiosidade da grande mídia.
Ave Mulher mexe com as placas tectônicas da emoção. É música pernambucana pós mangue, é Nordeste reloaded, é a nova MPB, é raiz e revolução. "Não tem como ouvir e não sentir saudade de casa. E nesse momento tão carente de poesia, meu maior desejo – e fé - é que minha música e a história de Ave Mulher cheguem no ouvido e no coração de muita gente", conclui a artista.
FAIXAS
01. AVE MULHER
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Beto Lemos
Editora: Direto
02. INSINANÇAS
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Cleilson Ribeiro / Lifanco Kariri
Editora: Direto
03. BANHO DE FLOR
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Natascha Falcão / Marina Duarte
Editora: NossaMúsica
04. COCO QUE EU SEI
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Nilton Junior
Editora: Direto
05. POR QUE
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Otto
Editora: Trama (Dueto Edições)
06. MASTIGAR ESTRELAS
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Natascha Falcão / Rafael Duarte
Editora: NossaMúsica / Direto
07. ADEUS
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Bia Marinho
Editora: Direto
08. SEU GRITO
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Aurinha do Coco
Editora: Direto
09. SALTO NO ABISMO
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Braulio Tavares / Alfredo Del Penho
Editora: Direto
10. BALADA DA SIBITA BALEADA
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Anaíra Mahin
Editora: Direto
11. FEITO VENTO
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Natascha Falcão / Marina Duarte
Editora: NossaMúsica
12. MAPA DA ALEGRIA
Intérprete: Natascha Falcão
Autoria: Natascha Falcão / Beto Lemos / Marco Axé
Editora: NossaMúsica / Direto