Grupo Semente - Balaio Brasileiro

Grupo Semente - Balaio Brasileiro

Marca: Grupo SementeModelo:Balaio Brasileiro Lançado em: 09/03/2023

- Somente nas Plataformas Digitais -

DESCRIÇÃO

 

 

Elixir Nagô do mais fino samba da gente

Com quase 25 anos de parceria, o Grupo Semente lança “Balaio Brasileiro”, pela Biscoito Fino. Trabalho é composto por nove canções inéditas e uma charmosa releitura musical

          Um dos responsáveis – entre muitos nomes memoráveis – pela reinserção da Lapa ao mapa do samba no Rio de Janeiro, o Grupo Semente, que no final dos anos 90, formou um público fiel na simpática casa boêmia, de frente para os Arcos da Lapa, está de volta. Premiado, querido, elogiado e respeitado no meio musical, o quinteto se prepara para lançar “Balaio Brasileiro”, álbum de dez canções, a maioria inéditas, da gravadora Biscoito Fino.

          Como toda a população e a classe artística em geral, o Semente interrompeu suas atividades em 2020. No entanto, a realidade virtual que se tornou cotidiana, fez com que os músicos não parassem de trocar ideias sobre novos sambas. Muitas vezes, através do Whatsapp, foram mostradas letras, refrãos que chamam a atenção e os sons que surgiam durante o período de isolamento. Mesmo com a barreira da distância física, as composições apareceram com todo o talento e simpatia que o Grupo Semente imprime desde 1999, quando começou sua trajetória na cena sambista carioca.

          Dessa reunião online muito bem sucedida, nasceu “Balaio Brasileiro”, o sexto álbum do quinteto formado pelos músicos João Callado (cavaquinho), Bernardo Dantas (violão), Marcos Esguleba (percussão), Bruno Barreto (voz e percussão) e Maninho (percussão).

          A empreitada de criar um novo trabalho não foi tão difícil para eles. “Temos uma relação muito afinada”, conta Bruno. “Por um lado, era interessante mandar a ideia, o outro parar para ouvir, sem a euforia do encontro”, explica. “Decidimos gravar um disco autoral, com músicas minhas, do Bruno, do Marcelo Moreira e uma regravação muito especial para nós. Uma pegada diferente, mais jovem, de olho no mercado, não só no samba raiz”, relata João Callado.

          São 10 músicas, nove inéditas e uma elegante roupagem sonora dada à "À Primeira Vista”, do cantor e compositor paraibano, Chico César. Completam o álbum, “Pelota” (Mestre Trambique e Wilson das Neves), “Bem querer”, “Samba do Monarco”, “Lida da Vida”, “Vento Forte”, “Mil Beijos”, “O Amor Apronta”, “Pé no Chão” e “Balaio brasileiro”, que dá nome ao disco.

          As rodas de papo para dar vida a este novo trabalho, ganharam forma quando os rapazes decidiram reunir canções, do saudoso Mestre Trambique (1945-2016), por muitos anos considerado “a alma do Semente”. “Como já tínhamos acabado de lançar um disco com homenagens - “Grupo Semente e Simone Mazzer cantam e tocam Nelson Cavaquinho”, em 2020 - pensamos que não era hora de algo parecido. Queríamos composições nossas e, por isso, partimos para o processo de escolha das músicas e gravar só inéditas”, diz Bernardo Dantas, que completa: “Começou na troca de mensagens e, dali, direto para o estúdio. Uma espécie de confiança que temos. A gente chega lá e resolve qualquer coisa, dentro do nosso jeito”.

          Apesar de ser o sexto trabalho do Grupo Semente, “Balaio Brasileiro”, é o terceiro álbum solo do quinteto. Em outras obras, somaram em registros musicais com Teresa Cristina, Paulinho da Viola, a Velha Guarda da Portela, Diogo Nogueira, Paulão Sete Cordas, Roberto Silva, Pedro Miranda, Mariana Bernardes, Pedro Aragão, Pedro Paulo, e Simone Mazzer.
A se contar pela beleza das músicas, “Balaio Brasileiro” tem lugar certo na estante de obras-primas do samba. É uma mistura de doses certeiras de fé no amor, do tom político, do charme carioca e do tipo observador. Não faltam o toque de malandragem e o DNA boêmio, executados por profissionais que têm por excelência, o gosto pelo samba.
Maninho, filho do Mestre Trambique, está empolgado e torce para mostrar logo ao público o resultado deste novo material musical: “O Semente é eclético, não tem o lado de um ou de outro. ‘Balaio’ dá ideia de que devemos seguir o mesmo caminho, que é melhor para todo mundo. E tem um contexto muito saudável em dizer isso. Ele não é regional. É uma semente que o grupo jogou e que está por todos os Estados, tudo quanto é cidade”.

          “Balaio Brasileiro” é uma das melhores entregas culturais, que os amantes de um bom partido alto, vão receber ainda neste ano. A evolução dos instrumentos nas gravações, ganha espaço nesta criação: bateria, baixo, piano e algumas guitarras, gravadas por Bernardo Dantas.

          Para Esguleba, essa é uma volta diferente do Grupo Semente. “É um trabalho sensacional, só de músicas inéditas e esse presente do grande Chico César. A expectativa é a melhor possível. Temos uma banda atrás da gente agora”, comemora o irreverente músico. Ele destaca “Pelota”, já citada parceria entre Trambique e Wilson das Neves. “Ela é fantástica”, decreta. “O Zé (José Belmiro Lima – Mestre Trambique) é nosso talismã. Vamos sempre gravar em todos os discos, uma ou duas dele. Seja inédita ou regravação. Tem muita coisa dele por aí. Algumas que a gente não sabe que é dele e é dele”, brinca o carioca, que tem pra lá de 35 anos de ótimos serviços prestados à música brasileira.
O início do segundo semestre marca também o começo do gerenciamento empresarial e artístico do Grupo Semente pela FF Entretenimento, empresa de Artur Brandão, que também é responsável pela carreira da cantora e compositora, Teresa Cristina, desde 2020.

Aos sujeitos e às moças que gostam de samba: vocês têm encontro marcado na volta do Semente! Em breve, datas de lançamentos do álbum “Balaio Brasileiro”.

 

FAIXAS

01. O AMOR APRONTA 
Intérprete: Grupo Semente
Autoria: Marcelinho Moreira / Márcio Picanha
Editora: Sony Music Publ. / Mafuá 

02. À PRIMEIRA VISTA 
Intérprete: Grupo Semente
Autoria: Chico César 
Editora: Miramar Edições

03. BEM QUERER 
Intérprete: Grupo Semente
Autoria: Alaan Monteiro / Bruno Barreto / Deco Romani 
Editora: Direto / NossaMusica / Direto 

04. MIL BEIJOS 
Intérprete: Grupo Semente
Autoria: João Callado / Maria Vasco
Editora: NossaMusica 

05. O MELHOR DE SI 
Intérprete: Grupo Semente
Autoria: Bruno Barreto / Vidal Assis
Editora: NossaMusica / Direto 

06. LIDA DA VIDA 
Intérprete: Grupo Semente
Autoria: Mingo Silva / Gabrielzinho de Irajá
Editora: Direto / Direto

07. PÉ NO CHÃO 
Intérprete: Grupo Semente
Autoria: Maninho / Elias Paulino / Taiguara Borges
Editora: NossaMusica / Direto / Direto 

08. PELOTA 
Intérprete: Grupo Semente
Autoria: Mestre Trambique / Wilson das Neves
Editora: Direto / Direto

09. SAMBA DO MONARCO 
Intérprete: Grupo Semente
Autoria: Dunga / Roque Ferreira
Editora: Direto / Direto

10. BALAIO BRASILEIRO 
Intérprete: Grupo Semente
Autoria: João Callado / Kiki Marcellos / Raul di Caprio
Editora: NossaMusica / Direto / Deck

Não há o produto físico, somente nas plataformas digitais

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.


    TOPO