Gabriel Grossi e Stefania Tallini - Brasita
Marca: Gabriel Grossi e Stefania TalliniModelo:Brasita Lançado em: 20/01/2023
DESCRIÇÃO
BRASITA
STEFANIA TALLINI & GABRIEL GROSSI
Convidado Especial
JAQUES MORELENBAUM
Stefania Tallini - piano, composições
Gabriel Grossi - harmonica, composições
Jaques Morelenbaum - cello
Um encontro deslumbrante entre dois ilustres representantes da cena musical internacional: Stefania Tallini, uma das mais interessantes e originais pianistas, compositoras e arranjadoras do jazz italiano e Gabriel Grossi, excelente gaitista e compositor brasileiro, considerado pelo próprio Toots Thielemans como seu herdeiro. Dois artistas extraordinários para um projeto de gravação único: BRASITA (Alfa Music, 2022), que mescla as sugestões da harmônica com as do piano, numa dimensão sem fronteiras de lugares e gêneros. Um projeto em que composições originais inspiradas em autores clássicos como Bach, Chopin, Piazzolla se alternam com arranjos de peças de Morricone, Puccini, Jobim, Villa Lobos em uma linguagem totalmente pessoal e característica dessa dupla ítalo-brasileira, daí o nome BRASITA.
Convidado especial do disco um dos grandes nomes da música brasileira e mundial: o violoncelista, compositor e arranjador JAQUES MORELENBAUM, que fiz da contaminação a sua assinatura inigualável e que representa plenamente essa ideia musical de fusão entre gêneros.
STEFANIA TALLINI
Stefania Tallini é considerada uma das maiores pianistas e compositoras italianas. Aclamada internacionalmente, ela possui uma carreira brilhante através de sinergias com grandes artistas do cenário mundial: Jaques Morelenbaum, Guinga, Gregory Hutchinson, Gabriel Grossi, Tiago Amud, Marcus Tardelli, Roberto Taufic, Gabriele Mirabassi, Sergio Galvao, Enrico Intra e a Cívica Jazz Band, Michele Rabbia, Bruno Tommaso, Maurizio Giammarco, Javier Girotto, Remì Vignolò, Andy Gravish; e na esfera clássica: Corrado Giuffredi, Simone Nicoletta, Alessandro Carbonare, Phoebe Ray, Natalia Suharevic. Compositora prolífica, compôs e tocou trilhas sonoras para cinema e teatro, com importantes colaborações, incluindo as de Mariangela Melato, Michele Placido e Davide Riondino. Sua discografia inclui 10 álbuns em seu nome, além de várias gravações como convidado e inclui todas as suas composições, algumas das quais foram escolhidas por grandes artistas internacionais para serem interpretadas e gravadas, como Enrico Pieranunzi (no trio com Marc Johnson e Joey Baron) e John Taylor. Ela foi convidada para os festivais de jazz mais importantes da Itália, França, Alemanha, Lituânia, Estados Unidos, Israel e muitas vezes em contextos de prestígio, como "Os Concertos do Quirinale”. Além disso, sua composição "New Life" foi incluída no ITALIAN REAL BOOK.
GABRIEL GROSSI
Gabriel Grossi é considerado um dos melhores Harmonicistas do mundo e um dos instrumentistas mais importantes da música brasileira. Tem carreira solo bem estabelecida dentro e fora do país, é um prolífico produtor, compositor e está sempre envolvido em importantes projetos. Com treze discos gravados em seu nome, inúmeras gravações e shows em todos os continentes, participou e colaborou com grandes nomes da música nacional e internacional, como: Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Milton Nascimento, Jacob Collier, Snarky Puppy, Winton Marsalis, Djavan, Ivan Lins, Ed Motta, João Donato, Guinga, Lenine, Dominguinhos, Dave Mathews, entre muitos outros. Gabriel, que o próprio Toots Thielemans considerava seu herdeiro, consolidou-se como um dos maiores nomes da gaita do mundo e um dos mais talentosos e importantes músicos e compositores instrumentais brasileiros.
JAQUES MORELENBAUM
Sublime músico, soberbo violoncelista e arranjador inteligente e original, Jaques Morelenbaum é um dos grandes nomes da música brasileira. Criado na música desde criança - toda a sua família é formada por músicos - ele colaborará ao longo dos anos com os maiores expoentes do repertório brasileiro: Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Egberto Gismonti e Maria Bethânia, apenas para citar alguns. Recebeu inúmeros prêmios, compôs música para cinema, dirigiu orquestras clássicas e sinfônicas e tocou como violoncelista em mais de 850 álbuns. Possui uma intensa relação musical com Ryuichi Sakamoto e colaborações com Sting, David Byrne, Dulce Pontes e Cesaria Evora. De 1984 a 1994 (ano da morte de Jobim) foi membro e arranjador da Banda Nova. Essa experiência foi o fulcro de sua trajetória artística e criou um vínculo indissolúvel com as obras-primas musicais do compositor carioca.
FAIXAS
01. A VEVA
Intérprete: Stefania Tallini, Gabriel Grossi e Jaques Morelenbaum
Autoria: Stefania Tallini
Editora: Alfa Music Studio (Siae)
02. HERMANOS
Intérprete: Stefania Tallini e Gabriel Grossi
Autoria: Gabriel Grossi
Editora: Audio Porto
03. O MIO BABBINO CARO
Intérprete: Stefania Tallini e Gabriel Grossi
Autoria: Giacomo Putcini / Giovacchino Forzano
Editora: Casa Ricordi Srl (Universal Music Publ.) / UBC
04. FESTA DO SERTÃO Nº 3 (DO CICLO BRASILEIRO)
Intérprete: Stefania Tallini e Gabriel Grossi
Autoria: Heitor Villa Lobos
Editora: Irmãos Vitale
05. OLHA MARIA
Intérprete: Stefania Tallini, Gabriel Grossi e Jaques Morelenbaum
Autoria: Chico Buarque / Tom Jobim / Vinicius de Moraes
Editora: Cara Nova (Arlequim) / Marola Edições
06. RIOTANGO
Intérprete: Stefania Tallini, Gabriel Grossi e Jaques Morelenbaum
Autoria: Stefania Tallini
Editora: Alfa Music Studio (Siae)
07. CHOPINIANA
Intérprete: Stefania Tallini e Gabriel Grossi
Autoria: Stefania Tallini / Gabriel Grossi
Editora: Alfa Music Studio (Siae)
08. NA VILLA DO BACH
Intérprete: Stefania Tallini e Gabriel Grossi
Autoria: Gabriel Grossi / Stefania Tallini
Editora: Alfa Music Studio (Siae)
09. NOSSA VALSA
Intérprete: Stefania Tallini, Gabriel Grossi e Jaques Morelenbaum
Autoria: Gabriel Grossi / Felix Junior / Flávia Singui
Editora: Audio Porto