DESCRIÇÃO
A NiN LANÇA PRIMEIRO DISCO EM FRANCÊS E PORTUGUÊS EM 2023
A NiN é uma artista multifacetada e imprevisível. Com apenas 18 anos decidiu deixar o Rio de Janeiro para a Europa. Confiou aos pais seus planos: iria atravessar o oceano Atlântico simplesmente num veleiro com um casal de amigos que mal conhecia. A mãe se assustou e acabou oferecendo uma passagem de avião — garantia de uma viagem segura e breve.
Foi rápida: aprendeu o francês em três meses lendo a biblioteca inteira do futuro pai do seu filho. A viagem europeia durou décadas. Sempre morando em países de cultura francesa A NiN desenvolveu seus diversos talentos artísticos ao longo dos anos. No Brasil, desenhava as próprias roupas com nove anos. Então foi natural que chegando na Suíça desenhasse uma coleção de roupas. Apresentou um desfile num clube de jazz e vendeu tudo.
Escreveu peças de teatro e roteiros em ambos idiomas e em paralelo, recebeu críticas positivas na imprensa por sua exposição de arte abstrata em Lausanne. Tudo isso em silêncio. Na Suíça não se pode nem pensar em barulho. A vibração dos neurônios sonhando em ruído acordaria os vizinhos.
Um dia A NiN cansou do silêncio e do frio e voltou para o Brasil para reencontrar com as paixões da sua juventude: a música e o cinema. Em 2016 parecia uma ideia razoável.
Após a criação do roteiro e direção do seu curta metragem profético — “Noturna” no qual atua o cantor Otto — e que será lançado em breve; ela se dedicou à preparação do seu disco epônimo “A NiN”, que estreará em 2023.
Da sua experiência transatlântica nasceu um disco repleto de sensibilidade que explora seus favoritos autores e compositores brasileiros: de Tim Maia a Gilberto Gil passando por Tom Jobim e Dominguinhos.
Nesse álbum ela convidou sua família musical para acompanhá-la.
Poderemos reconhecer nos coros: Eveline Hecker (cantora e sua professora de canto) que convidou seus amigos músicos, Aline Cabral (cantora e sua fonoaudióloga), João Ribeiro (seu professor de violão) e Gabriel Pinheiro do estúdio Realejo Digital que realizou a gravação e a mixagem.
A NiN interpreta sempre suas escolhas com emoção e intensidade e teve a sorte nessa primeira obra musical independente de estar rodeada por músicos de grande talento: Marcelo Costa (percussão), Camilla Dias (piano), Alberto Continentino (contrabaixo), João Ribeiro (violão),Everson Moraes (trombone) e Bebê Kramer (acordeom).
A NiN fez uma versão/tradução em francês de “Insensatez” (Insensé) de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, como uma ponte para sua segunda terra — que sem dúvida a escutará lá do outro lado do mar.
FAIXAS
01. REBENTO
Intérprete: A NiN
Autoria: Gilberto Gil
Editora: Gegê (Sony Music Publ.)
02. FOTOGRAFIA
Intérprete: A NiN
Autoria: Antônio Carlos jobim
Editora: jobim Music
03. PRECISO APRENDER A SÓ SER
Intérprete: A NiN
Autoria: Gilberto Gil
Editora: Gegê (Sony Music Publ.)
04. INSENSATEZ - TRADUÇÃO EM FRANCÊS ANA FREIRE
Intérprete: A NiN
Autoria: Vinicius de Moraes / Tom Jobim
Editora: Tonga (Universal Publ.) / Jobim Music
05. DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ
Intérprete: A NiN
Autoria: João Bosco / Aldir Blanc
Editora: Universal Publ. MGB
06. JUÍZO FINAL
Intérprete: A NiN
Autoria: Nelson Cavaquinho / Elcio Soares
Editora: Corisco (Arlequim)
07. TEMPO REI
Intérprete: A NiN
Autoria: Gilberto Gil
Editora: Gegê (Sony Music Publ.)
08. LUZ NEGRA
Intérprete: A NiN
Autoria: Nelson cavaquinho / Amancio Cardoso
Editora: Warner Chappell
09. DESAFINADO
Intérprete: A NiN
Autoria: Newton Mendonça / Tom Jobim
Editora: Fermata do Brasil
10. LAMA
Intérprete: A NiN
Autoria: Aylce Chaves / Paulo Barcellos de Oliveira
Editora: Todamérica Edições (Abramus Digital)
11. CONTRATO DE SEPARAÇÃO
Intérprete: A NiN
Autoria: Dominguinhos / Anastácia
Editora: Corisco (Arlequim)
12. GOSTAVA TANTO DE VOCÊ
Intérprete: A NiN
Autoria: Edson Trindade
Editora: Irmãos Vitale