CD - Rita Lee - Balacobaco

CD - Rita Lee - Balacobaco

Marca: Rita LeeModelo:Balacobaco Lançado em: 01/12/2009


Por:
R$ 47,20

ou 12x de R$ 5,60 com tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

DESCRIÇÃO

 

A fase pop-chiclete da obra de Rita Lee, dos anos 80, não costuma ser a predileta de admiradores e críticos entre as tantas já atravessadas. Mas é a ela que Rita resolve se reportar em “Balacobaco”, um disco que busca leveza no romantismo e, aqui e ali, em discothèques matreiras como “Lança Perfume” (80) e “Saúde” (81).
O resultado é um disco de fácil e rápida absorção, embora nunca chegue a se equiparar à harmonia musical que governava os primeiros anos da parceria Rita Lee-Roberto de Carvalho.
Mas a ligação com sucessos tipo “Chega Mais” (79), “Baila Comigo” (80) e “Flagra” (82) não deixa de ser pista falsa. Rita aparece igualmente nostálgica do canto de cisne “Rita e Roberto” (85), o disco mais elaborado e menos comercializado daquele período.
Propósito ou ato falho, “Nave Terra” e “A Gripe do Amor” se nutrem, respectivamente, das gostosas “Nave Maria” e “Vírus do Amor”, ambas do disco de 85. O tênue prestígio de 85, porém, é deslocado dessas duas (frouxas) faixas para outras, em especial a candente balada de identidade fraturada “Eu e Mim”, doce e confessional: “Alguém dentro de mim é mais eu do que eu mesma”.
O mesmo ocorre no duo “As Mina de Sampa”, maroto ska paulistano para Rita Lee, e “Copacabana Boy”, doída bossa nova para Roberto de Carvalho. As três são românticas como “Vítima” ou “Choque Cultural” (85), não como “Doce Vampiro” (79) ou “Caso Sério” (80).
Já a veia revisora dos anos de sucesso (79-82) se esparrama por mais do CD, principalmente na curiosa associação com Moacyr Franco. Seu rock roliço “Tudo Vira Bosta” é um tema de protesto disfarçado de conformismo.
Moacyr parece querer dizer: se tudo será isso após o processamento intestinal, por que não sermos isso desde já? Nova pista falsa: o discurso por trás é de queixume contra os preconceitos que determinam que isso é ouro, aquilo é bosta. Guardadas as incompatibilidades, Rita e Moacyr têm, sim, isso em comum.
Essa hesitação tem de ser transposta para que soem convincentes “A Fulana” (espeto feminino/ masculino dirigido à “Namoradinha de um Amigo Meu”, de Roberto Carlos), a valsa tribalista “Já Te Falei” e o proletariado de empregada-patroa discriminadora no drum’n’brega “Balacobaco”.
Importa é onde tudo isso desemboca: no fecho de prata “Hino dos Malucos”, uma correção da “Balada do Louco” (72) dos Mutantes em coligação global com os roteiristas de “Os Normais”.
“Quando a solução se encontra/ um maluco é do contra”, reivindica essa nova “Orra Meu” (80). Ali está Rita Lee, lutando atrapalhada pelo bem de esquizofrênicos, donas-de-casa, gays, românticos adoentados, preconceituosos conformados & outros malucos.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)

FAIXAS
 
01. AMOR E SEXO
Autoria: Rita Lee / Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor
Editora: Warner/Chappel
02. A FULANA
Autoria: Rita Lee / Roberto Carvalho
Editora: Warner/Chappel
03. AS MINA DE SAMPA
Autoria: Rita Lee / Roberto Carvalho
Editora: Warner/Chappel
04. COPACABANA BOY
Autoria: Rita Lee / Roberto de Carvalho
Editora: Warner/Chappel
05. BALACOBACO
Autoria: Rita Lee / Roberto de Carvalho
Editora: Warner/Chappel
06. JÁ TE FALEI
Autoria: Arnaldo Antunes / Carlinhos Brow / Marisa Monte / Dadi Carvalho
Editora: Rosa Celeste (BMG) / Candyall Music / Monte Songs (EMI) / Universal MGB
07. NAVE TERRA
Autoria: Rita Lee / Roberto de Carvalho
Editora: Warner/Chappell
08. A GRIPE DO AMOR
Autoria: Rita Lee / Roberto de Carvalho
Editora: Warner/Chappell
09. TUDO VIRA BOSTA
Autoria: Moacyr Franco
Editora: Porta Estandarte (Arlrquim)
10. EU E MIM
Autoria: Rita Lee / Roberto de Carvalho
Editora: Warner/Chappell
11. OVER THE RAINBOW
Autoria: E. Y. Harburg / Harold Arlen
Editora: EMI Robbins Music (EMI Songs)
12. HINO DOS MALUCOS
Autoria: Rita Lee / Roberto de Carvalho / Fernanda Young / Alexandre Machado
Editora: Warner/Chappell
1 CD Digipack

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também

    CADASTRE-SE

    Receba novidades da Biscoito Fino em seu e-mail