
Para quem enxerga – e escuta – a música brasileira da maneira mais planetária possível, o Garrafieira, é receita infalível. Samba, tanto pagode quanto jazz, bossa, baião e até música eletrônica, reunidos com a intensidade das orquestras e o insuspeito despojamento de quem trata música popular como coisa abrangente.
O grupo é formado por Gabriel Improta (guitarra, violão), Marcelo Bernardes, Thiago (saxofones), Alexandre Caldi (flauta), Darcy da Cruz (trompete), Rodrigo Villa (baixo), Cassius (bateria), além da participação de Mariana Bernardes, no vocal pra lá de cristalino.
Egressos do atual circuito de samba e choro da Lapa (RJ), o grupo se reuniu há três anos e desde então vem agregando adeptos de segmentos bem distintos – distinção também no sentido utilizado pelos antigos malandros do bairro carioca. Nos estatutos do Garrafieira, a ordem é congregar, sendo permitido subverter a tradição, sem abrir mão das referências e até de alguma reverência. |